Dica de Sustentabilidade – Este lixo também é seu!
Uma tonelada de entulhos, restos de alimentos, plásticos, papel e alumínio são jogados no lixo todos os dias. Mas, para onde vão todos estes resíduos? Quem é o responsável pelo descarte correto de toda esta sujeira?
O Brasil tem, em vigor desde 2011, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a obrigatoriedade da coleta seletiva, o fim dos lixões e o recolhimento de resíduos pelas próprias empresas.
Para que esta lei seja efetivamente cumprida, porém, é necessário que os atuais gestores apresentem planos e projetos, e coloquem em prática ações para destinar corretamente os resíduos sólidos.
No entanto, uma andorinha só não faz verão. O esforço precisa ser conjunto e cada cidadão tem um papel fundamental neste processo. Confira abaixo algumas dicas e faça a sua parte!
– Comece em casa
Separe o lixo orgânico (restos de alimentos) do reciclável (papel, plástico, metal e vidro). Apesar de ser um pouco trabalhoso no início, esta atitude trará benefícios ao meio ambiente e consequentemente à sua saúde e à de sua família.
– Informe-se
Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre atitudes conscientes como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva.
– Apoie o trabalho de catadores
Em muitos locais, existem cooperativas de catadores que coletam e separam o lixo reciclável. Converse com os seus vizinhos e acumule um volume maior de material para enviar para reciclagem.
– Mantenha sua cidade limpa
Entre outras negligências, as enchentes e inundações são causadas pela grande quantidade de lixo jogado nas ruas. Seja responsável e consciente com sua cidade. Nunca jogue lixo no chão. Guarde em um saco plástico e descarte ao chegar em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário